sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PEDRO ALMODÓVAR, COMPLETA 61 ANOS.

Nome: Pedro Almodóvar Caballero
Nascido: 24 de Setembro de1949
Cidade: Calzada de Calatrava, Ciudad Real, Espanha.
Premiação:
Indicado ao Oscar de Melhor Diretor (Fale com Ela 02), Ganhador o Oscar de Melhor Roteiro Original (Fale com Ela -02), Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos -88), Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Tudo Sobre Minha Mãe -99), Ganhador do BAFTA de Melhor Diretor (Tudo Sobre Minha Mãe -99). Indicado ao BAFTA de Melhor Roteiro Original (Tudo Sobre Minha Mãe -99), Indicações ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro (Carne Trêmula -97, Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos -88), Ganhador do BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro (Tudo Sobre Minha Mãe -99), Ganhou o Cannes de Melhor Diretor (Tudo Sobre Minha Mãe -99), .Ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes (Tudo Sobre Minha Mãe -99), Indicações ao Cesar de Melhor Filme Estrangeiro (Ata-me! -90 e Tudo Sobre Minha Mãe -92), Ganhador do Cesar de Melhor Filme Estrangeiro (De Salto Alto -91), Ganhador do César Honorário em 1999, Ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro (Tudo Sobre Minha Mãe -99). Ganhador do Kikito de Ouro de Melhor Diretor no Festival de Gramado (De Salto Alto -91). Indicado ao Kikito de Ouro de Melhor Filme Ibero-Americano no Festival de Gramado (De Salto Alto -91), Ganhador do Goya de Melhor Diretor (Tudo Sobre Minha Mãe -99), Indicado ao Goya de Melhor Roteiro Original (Tudo Sobre Minha Mãe -99), Ganhador do Goya de Melhor Roteiro Original (Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos -88).

Biografia:
Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal, fez banda desenhada, ator de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Óscar de melhor diretor. Homossexual assumido, seus filmes trazem a temática da sexualidade abordada de maneira sublime.Seu ano de nascimento é incerto, sendo por vezes divulgado como 1949 e outras vezes como 1951. A página oficial do cineasta, no entanto, afirma que nasceu na década de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário